Por que fazer o backup das fotos é tão importante?

Com o avanço da tecnologia a possibilidade de criar vários registros fotográficos e armazená-los cresceu e a prática de imprimir fotos caiu em desuso.

Quase 100% dos fotógrafos adotaram o sistema de enviar fotos online, o que foi muito bem recebido pelos clientes principalmente pelo custo-benefício, afinal nesta condição de envio não há gastos com impressão e álbum.

Embora o envio online tenha tido uma ótima aprovação, sabemos que ele não consegue vencer as fotos impressas quando falamos de emoção e segurança.

Por isso, sempre deixo o seguinte questionamento aos meus clientes: se o eu computador ou celular estragasse hoje, quantos registros você perderia? Faço essa pergunta porque sei que a prática de realizar backups não é algo comum na nossa cultura.

Uma pesquisa no ‘’Computerword’’ mostrou que apenas 12% dos entrevistados realizam o backup de forma contínua, 18% de forma anual, 19% de forma semestral e 43% de forma mensal. Ou seja, mais da metade dos brasileiros não possuem o cuidado mensal em fazer backup nos documentos e fotos.

Este número me preocupa, e por esta razão, tento sempre salientar aos clientes que recebem as fotos online que realizem mensalmente o backup delas e, principalmente, que façam a impressão e álbum dos registros.

A foto impressa além de correr menos risco de se perder, causa mais conexão e emoção para aquele que a vê.

Para ficar claro o porquê da minha predileção e orientação por fotos impressas basta fazer os seguintes questionamentos: quantas fotos do seu celular e computador você já perdeu? E quantas fotos impressas na sua infância ainda se encontram naquele álbum com folhas plásticas? O que desperta mais a sua emoção, saudade e diversão: rever as fotos no computador e celular ou pegar álbum por álbum e ir folheando casa página?

Seja qual for a sua predileção, eu listei abaixo um passo a passo para manter suas fotos protegidas e como aproveitar o máximo dos seus registros.

Passo 1: Faça o backup mensal das suas fotos.

Separe o último domingo do mês e realize o backup das suas fotografias, é rápido e pode te poupar muito sofrimento. Pesquise no google como realizar o backup de fotos conforme o seu dispositivo, por exemplo: ‘’ como fazer o backup das minhas fotos no notebook’’, ‘’como fazer o backup das fotografias no meu iphone’’.

Passo 2: Imprima suas fotos preferidas.

Se não puder ou quiser imprimir todas as suas fotos separe ao menos 5 que sempre toca no seu coração, assim se um dia você perder todos os seus registros, pelo menos as fotos preferidas estão salvas. Há muitas empresas que revelam fotos em shopping e principalmente pela internet. Basta escolher seu registro e solicitar a impressão no tamanho e formato que quiser.

Passo 3. Prefira os álbuns do ensaio

Os ensaios fotográficos sempre são momentos especiais, optar por pedir o fotografo que a entrega das fotos seja no álbum ajuda a materializar a memória afetiva deste momento tão mágico na vida da família.

Passo 4. Seja criativa

Lembra que no tópico 2 eu falei sobre escolher o registro e solicitar o tamanho da impressão? Pois então, use as fotos como instrumento de decoração da sua casa, coloque em um relicário, ande com ela na carteira, faça um chaveiro ou ímãs de geladeira, decore a parede da sala ou o quarto do bebê.

Há infinitas possibilidades de tirar o seu registro do computador e mantê-lo vivo em cada cantinho da sua vida. Abaixo separei algumas inspirações para ajuda na sua criatividade.

Seja qual for sua escolha lembre-se sempre que registrar cada momento é o que importa.

Com amor,

Dani!

Postagens recentes:

Compartilhe: